Globalmente, crescimento populacional e aumento de renda aliados à mudanças no padrão de consumo irão aumentar materialmente a demanda por culturas agrícolas nos próximos 30 anos. Para suprir a crescente demanda por alimentos, a agricultura precisará aumentar sua produção em cerca de 60% no mesmo período, em meio a restrições quanto a expansão e abertura de novas áreas. Além disso, competição por recursos naturais deve continuar a se intensificar, resultado de fatores como: Aumento populacional, expansão urbana, mudança na dieta da população, desenvolvimento industrial e mudanças climáticas.
O Brasil está consolidado como um dos principais participantes da agricultura global, posicionado como o um dos exportadores mais relevantes, tendo liderança incontestável em algumas das principais culturas agrícolas. Além disso, o Brasil possui claras vantagens competitivas que contribuirão para que o país se consolide ainda mais como um dos principais fornecedores globais de alimentos, como:
Hoje, no mercado brasileiro, a principal restrição para o crescimento dos produtores é o acesso a linhas de crédito, de forma que os produtos buscam acesso ao crédito privado e ao mercado de capitais.