Os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) são títulos de renda fixa lastreados em créditos imobiliários. O segmento de Fundos de Investimento Imobiliários (FIIs) de Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRIs), também conhecidos no mercado como “fundos de papel”, têm ganhado bastante representatividade na estratégia de fundos imobiliários listados na B3, e naturalmente no IFIX.
Um dos atrativos de FII de CRI é ser um investimento que possui uma alta diversificação da carteira, uma vez que o portfólio reúne uma série emissores dos mais diversos setores, e podem ser emitidos tanto atrelados ao CDI quanto ao IPCA. Além disso, as emissões de CRIs, geralmente, contam com pacote robusto de garantias reais, como alienação fiduciária de imóveis e/ou cessão fiduciária de recebíveis. As garantias oferecem proteção adicional ao investidor em um cenário econômico mais adverso.
Outra vantagem importante é o acesso do investidor a oportunidades restritas, dado que certos CRIs exigem valores iniciais de aporte altos e estão disponíveis somente para determinado perfil de investidor.